Notícia
23 01:30:57/02/2018

Unidades da Secretaria de Saúde de Satuba recebem visita de estudantes de Fisioterapia

 

As unidades de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Satuba receberam, na quarta-feira (21), a visita de uma das turmas de alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio. Os futuros fisioterapeutas visitaram o Centro de Apoio Psicossocial (Caps), o Centro de Reabilitação Maria das Graças e os espaços ocupados pelo programa “Satuvida” e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Nasf.

A visita, que faz parte de uma atividade de campo válida para a matéria de Estágio Supervisionado I e II, foi coordenada pelo professor e fisioterapeuta, Taniângelo Cavalcante. Segundo o profissional, um dos objetivos da passagem dos universitários pelos equipamentos foi a observação, com foco na aprendizagem, dos métodos adotados nos atendimentos realizados juntos com a população.

“É preciso uma vivência, desses alunos, em relação ao aprendizado da realidade enfrentada pelos profissionais dessas unidades. A Atenção Básica em Saúde é o primeiro nível de uma série de ações conjuntas que visa ‘receber’ o paciente e fazer com que todos os procedimentos médicos de averiguação primária sejam garantidos” disse Taniângelo.

O fisioterapeuta destacou, ainda, a importância do diálogo entre os profissionais e os alunos, promovido durante a visita técnica. “Conhecer de perto o serviço público e dialogar com os profissionais que estão ali, diante da demanda dos atendimentos, todos os dias, faz com que a turma abra muito mais os olhos, em relação à realidade do trabalho prático, que traz muitas surpresas” completou o professor.

Somente o Centro de Reabilitação completou, em 2017, cerca de 24 mil atendimentos realizados, desde a sua inauguração, em agosto de 2013. De lá para cá, o número de satubenses cobertos pelas consultas de fonoaudiologia, psicologia, nutrição, neurologia, assistência social e fisioterapia, realizadas gratuitamente no equipamento, tem aumentado consideravelmente. A qualidade na oferta dos serviços faz com que o município de Satuba esteja entre os que mais oferecem números de especialidades, nesse tipo de Centro.

 

Por Ascom Satuba