Notícia
09 10:39:35/03/2018

Vice-prefeito Marcelo Malta participa de força-tarefa da Educação na Nova Satuba

 

O vice-prefeito de Satuba, Marcelo Malta, está acompanhando os trabalhos da força-tarefa, montada pelos síndicos dos Condomínios Recantos, para o Mini Censo Educacional da região mais conhecida como Nova Satuba. O objetivo dos trabalhos, que conta com o apoio da Prefeitura de Satuba, é o levantamento de dados sobre a situação que envolve a oferta de vagas nas escolas municipais para os moradores da localidade. Os síndicos já iniciaram a coleta de dados e o resultado deve ser apresentado em breve.

De acordo com Marcelo Malta, os resultados que serão apresentados pelos moradores servirão de base para uma mesa redonda e um estudo posterior, que vai envolver a prefeitura e os moradores dos Recantos em busca da melhor solução no sentido de atender as demandas escolares da região.

“Como estamos diante de uma região que é nova, primeiro a gente precisa saber o diagnóstico da área, procurando combater, imediatamente, qualquer situação que envolva crianças, adolescentes e até adultos que não são alfabetizados e que não estão matriculados nas escolas. A gente sabe que muita gente tem adaptado a rotina e muitas crianças e jovens estão matriculados em escolas que ficam no entorno das casas. Mas mesmo assim a gente precisa encontrar e não permitir que pessoas fiquem fora das salas de aula” disse Marcelo.

Ainda segundo o vice-prefeito, a construção de uma escola nos Recantos, custeada pelo município, não está descartada e a preocupação, em relação à situação que também envolve outras políticas públicas, como a Assistência Social e a Saúde é regularmente discutida pelo prefeito Paulo Acioly.

Conforme explica o presidente da Associação dos Condomínios Recantos (Assosíndicos), Alexsandro Xavier, o grupo envolvido no mini censo está visitando cada uma das casas dos conjuntos que fazem parte do complexo habitacional, são eles eles: Recanto das Árvores, Recanto das Lagoas, Recanto dos Mares, Recanto das Poesias, Recanto das Rosas, Recanto das Águas, Recanto das Ilhas, Recanto dos Vales, Recanto das Palmeiras, Reacanto das Sairas, Recanto das Alegria e Recanto dos Rios.

“A gente vai de casa em casa para ouvir os moradores e conta com o apoio de todos eles na hora de nos repassar algumas informações.  A gente quer saber  quantas crianças e jovens precisam de uma escola nos Recantos, em qual séries eles pretendem estudar, qual a faixa etária de idade. Preparamos, também, um formulário que pode ser preenchido rapidamente e que vai nos ajudar bastante” comentou Alexsandro.

Após a coleta dos dados, a Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai enviar relatórios sobre a situação para o Ministério da Educação (MEC) e aguardar as recomendações do Governo Federal sobre as soluções dos diagnósticos encontrados. A busca pelas informações teve início na primeira semana do mês de março e deve se estender até a segunda quinzena do mês.

 

Por Netto Motta (Ascom Satuba)