06 12:54:58/04/2017

Secretaria Municipal de Educação promove evento em alusão à educação inclusiva e ao Dia do Autismo

A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (05), o evento “Educação Inclusiva”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 02 de abril. Mais de 100 crianças lotaram o Bosque Municipal para festejar, junto com a família, amigos e os professores, as características especiais dessa condição.

Para receber os protagonistas da festa e os seus convidados, foram montadas, em todo o espaço interno do Bosque, estruturas que deram vida as oficinas de pintura, oficina de leitura, mini praça de alimentação e um show musical infantil. Durante a ação, a equipe multidisciplinar da rede municipal de educação apresentou aos pais dos alunos, que possuem algum tipo de deficiência, como funcionam as cinco salas de inclusão que estão espalhadas em cinco escolas do município

Segundo o prefeito de Satuba, Paulo Acioly, o município vem desde 2013 investindo, de maneira cada vez mais responsável, nas mais diversas formas de inclusão, inclusive na que diz respeito à educação infantojuvenil.

“Quando a gente começou a implantar as Salas de Inclusão nas escolas do município, nós acompanhávamos todos os detalhes de implantação, porque não sossegávamos enquanto não sentíssemos que ali estava o melhor lugar para as crianças. O curioso é que isso acontece até hoje. Chegamos ao número de cinco, mas estamos sempre inquietos em relação à assistência dada às crianças e os adolescentes do município. Queremos sempre o melhor!” disse o prefeito.

Já a secretária de educação, Jane Acioly, reforçou o papel dos profissionais envolvidos na qualidade do ensino que atinge as famílias satubenses. “A gente se preocupa demais também com as equipes, com os professores, cuidadores em geral. Tudo é feito com muito carinho, em busca de um resultado que só nos enche de orgulho” destacou a secretária.

Atualmente, o município atende a 119 crianças especiais, que estão incluídas na rede municipal de educação. Destas, 72 recebem o acompanhamento de cuidadoras, durante as atividades pedagógicas que são desenvolvidas dentro das unidades. Possuem Salas de Inclusão as escolas municipais Irene Francisco, Rubens Canuto, José Zezito Costa, Héckel Tavares e Primavera.