Notícia
06 16:25:56/04/2017

Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre o uso do carro UBV-fumacê no município

Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre o uso do carro UBV-fumacê no município

A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que a utilização do carro UBV-fumacê só é indicada em localidades onde existe o alto índice de infestação do Aedes Aegypti e a transmissão das doenças ocasionadas pela picada do mosquito, com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde (MS), sendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) o órgão responsável pela disponibilização deste equipamento, diante de tais condições pré-estabelecidas.

Como o município não se enquadra em situação de alerta, em relação aos pré-requisitos solicitados pelo MS e pela Sesau, para disponibilização do carro, não existe a possibilidade de liberação do veículo, por parte do Governo de Alagoas. Ao mesmo tempo, a SMS esclarece também, que a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma apenas emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento, já adotadas pelo município.

Por meio do trabalho dos agentes de endemias, que estão em contato direto com a população, a SMS de Satuba tem intensificado as ações de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, em busca de focos endêmicos, atendendo a todas as demandas dos moradores.

A Secretaria reforça que está aberta para a população, no que diz respeito à prestação das informações necessárias para maiores esclarecimentos em relação à logística desse trabalho e, ao mesmo tempo, recebimento de outras  demandas que envolvam a ameaça à saúde do satubense.