04 23:44:54/05/2017

Secretário apresenta boas práticas da Saúde de Satuba em congresso na Bahia

O secretário municipal de Saúde, Diógenes José Neto, está participando do 5º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece no município de Porto Seguro, estado da Bahia. O evento, que reúne os gestores municipais de saúde dos 16 estados que pertencem as duas regiões, tem como uma de suas principais finalidades a discussão sobre a atualização das práticas de assistência à população, no que diz respeito a essa política pública.

Desde a terça-feira (03), o secretário participa das mesas temáticas e das oficinas de trabalho que simulam procedimentos que devem ser implantados ou corrigidos nos municípios do Brasil, para facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) às consultas, exames e outros tipos de acompanhamento. De acordo com Diógenes, a participação do gestor em eventos como esse é uma excelente oportunidade para conhecer novas práticas que desburocratizam os processos de saúde.

“Para nós, a população atendida pelas nossas unidades sempre vai estar em primeiro lugar. Quando a gente viaja para um evento como esse, a gente traz todas as reivindicações e necessidades da população, em relação à saúde e coloca como prioridade. Eu participo, discuto, e compartilho as nossas boas práticas, tendo como base o ponto de vista de quem recebe o nosso serviço, ou seja, o satubense. Só assim, a gente procura escolher o que de melhor o sistema oferece para as famílias do município e trabalhamos para alcançarmos os resultados” disse o secretário.

Além do representante de Satuba, o Congresso reúne mais 2.500 participantes de 2.243 municípios. O tema do evento é “Governança Regional na Saúde: desafios para a gestão municipal”. A programação segue até o sábado (06) e é organizada pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, Ministério da Saúde e com o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).