08 12:32:58/05/2017

Artistas satubenses fazem a festa durante o lançamento do projeto “Anima a Praça”

Forró, pagode, rap, seresta e muito mais. O lançamento do projeto “Anima a Praça” da Secretaria Municipal de Cultura, levou na noite da sexta-feira (05) 12 artistas satubenses que, durante quatro horas, realizaram um show musical que lotou a Praça José Ferreira da Rocha Lins. O objetivo do projeto, que surgiu através de uma indicação da Câmara de Vereadores, é a valorização dos artistas e a movimentação do comércio local.

Ao lado do coreto, que nas próximas edições será o palco principal do evento, um palco de apoio foi montado para que os cantores locais explorassem o repertório recheado de canções famosas da Música Popular Brasileira (MPB). O prefeito de Satuba, Paulo Acioly, junto com as crianças que também foram beneficiadas pelo projeto, fez a abertura oficial do evento e falou sobre a importância do reconhecimento dos talentos locais.

“Há muito tempo a gente já vinha estudando as melhores maneiras de dar publicidade a tanta gente talentosa que o nosso município tem. Quando somos convidados a mostrar um pouco da cultura satubense em alguns eventos fora da cidade, como a Feira dos Municípios, por exemplo, parte dos artistas que vão nos representa muito bem. Mas, de fato, nós precisávamos de algo com maior abrangência e conseguimos realizar um projeto que atendeu as demandas de todos os artistas. Estamos feliz demais por esse lançamento” disse Paulo Acioly.

Já a dona de casa Maria Aldirlene, moradoda do Loteamento Fridolin Winteler, chegou cedo na Praça Central para prestigiar os cantores. E mesmo com a chuva, ela garante que se divertiu bastante.

“Quando eu a minha filha ficamos sabendo do show, nós esperamos bem ansiosas pelo dia, porque tem cantores aqui que são da época da minha juventude. Eu vim, na verdade, para relembrar os velhos tempos e, ao mesmo tempo, prestigiar os amigos mais novos da minha filha que também vão se apresentar. Eu queria que o projeto acontecesse todos os finais de semana, inclusive realizando shows nos dias de domingo” falou Aldirlene.

O projeto “Anima a Praça” veio da Câmara de Vereadores, por meio da indicação da vereadora Maria Aparecida, que também esteve presente durante as mais de três horas de espetáculo.

“Trabalhamos muito, desde a apresentação da indicação na Câmara, até aqui. A gente não parava um só momento para atender todas as reivindicações dos músicos e eles merecem demais isso. Desde o início do planejamento que tudo foi feito, levando em consideração a demanda repassada por eles, para que tudo acontecesse exatamente da maneira que eles sempre quiseram. É uma maneira mais pública que a gente encontrou de mostrar que a gente tem uma gratidão por todos e que eles têm o talento reconhecido” explicou a vereadora.

Um dos primeiros a se apresentar, o cantor Gel Barbosa, se emocionou porque, graças ao Anima a Praça, voltou aos palcos, depois de vários anos sem realizar apresentações.

“Vocês não sabem do tamanho da felicidade que está no meu peito. Voltar a cantar em um palco na praça da minha cidade me traz uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo estou tendo o apoio de tanta gente que gosta de mim e do meu trabalho e isso, dinheiro nenhum paga’ disse o artista.

Além de Gel, se apresentaram os cantores Gerson Frankilin, Carlos Vasconcelos, Biu e Nino, Tony Ray, Maciel Maroto, Gabriel Costa, Luciano Alves, Geane Costa e 082 Rap MC’s e Paulinho e a Ilha. Uma multidão se reuniu em frente ao palco para prestigiar as apresentações.

Outro objetivo do projeto, além da valorização dos artistas locais, foi a movimentação do comércio da região, que conforme explicou o cantor Tony Ray, também foi alcançado.

“Além de ser artista, também faço parte do grupo de comerciantes da cidade, tenho um bar próximo a Praça e digo com orgulho que, desde a inauguração dele, o dia em que mais tivemos movimento, foi o dia do Anima a Praça. A gente fica muito feliz por isso e torce para que o projeto só venha a melhorar e beneficiar muito mais gente” concluiu Tony.

Por enquanto, as edições do projeto “Anima a Praça” irão acontecer no primeiro final de semana de cada mês. Nas próximas apresentações, será a vez dos artistas realizarem shows individuais. O calendário de apresentações será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Cultura.

Texto: Netto Motta

Foto: Rizomar Farias