11 16:30:57/05/2017

Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta sexta-feira

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), junto com a Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza nesta sexta-feira (12) X Conferência de Assistência Social. O evento, que tem como objetivo a discussão em torno do funcionamento dos equipamentos sociais do município, é direcionado a todos os satubenses, em especial aos beneficiários dos programas sociais e aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Na ocasião, através de mesas redondas e painéis, também serão discutidos os métodos aplicados por cada um dos programas e por cada uma das unidades da Semas que atendem aos mais de 13 mil satubenses, além da cessão do espaço destinado a voz do usuário, que é o motivo principal de todo o processo. Este ano, a Conferência de Satuba tem como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.

De acordo com a presidente do CMAS, Solange Ramos, a presença da população é bastante esperada, já que os grupos que serão formados para as discussões serão pautados pela demanda de cada beneficiário. “A gente espera uma participação bem grande da população, até mesmo pela oportunidade que todos vão ter de conhecer os detalhes da política de Assistência Social. Vamos, na verdade, estar tratando de direitos das famílias, programas que são bastante importantes para a população, então ninguém melhor do que ela, para guiar o nosso trabalho” destacou Solange.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Dirlene Acioly, reforçou o papel do diálogo entre o poder público e a sociedade civil. “Como o CMAS é formado por essas duas esferas, a gente tem conseguido uma evolução bem grande do trabalho que realizamos, graças a um diálogo importantíssimo que a gente já tem com os usuários. Mesmo assim, a Conferência não fica de fora da agenda e todos nós devemos comparecer em peso para agregar participação nos projetos que devem ser executados até 2019” disse a secretária.

Durante o evento, logo após os debates entre os grupos, haverá a escolha dos delegados municipais que vão representar a política socioassistencial da cidade na Conferência Estadual de Assistência Social, programada para acontecer no segundo semestre deste ano. A Conferência Municipal de Assistência Social vai acontecer na Casa da Melhor Idade, das 8h às 14h.