12 12:51:14/05/2017

Município de Satuba é o sexto mais transparente de Alagoas

O município de Satuba está entre as seis cidades mais transparentes de Alagoas e entre os 600 municípios do Brasil mais obedientes às Leis de Responsabilidade Fiscal, Lei da Transparência e Lei de Acesso a Informação. Os dados que comprovaram a eficiência da administração pública municipal foram divulgados, nesta quinta-feira (11), pela Controladoria Geral da União (CGU), por meio do Programa Brasil Transparente.

Conforme explica o prefeito, Paulo Acioly, a boa colocação da cidade no ranking da CGU é o reflexo de um trabalho de prestação de contas, que assim como as demais ações, é realizado colocando o cidadão satubense em primeiro lugar.

“É direito do cidadão, garantido por lei, o acesso às informações que dizem respeito aos gastos públicos, a maior transparência em relação aos processos de licitação e todas as demais ações que envolvem a prestação do dinheiro que vem para ser aplicado no desenvolvimento do nosso município. Foi justamente prezando e obedecendo a esse trabalho, que conseguimos essa colocação. Estamos fazendo o que é nossa obrigação e quando se trata do cidadão, dos servidores e de suas respectivas famílias, é assim que vamos fazer sempre” destacou o prefeito.

Segundo a secretária municipal de administração, Fabrícia Aciole, todas as políticas de transparência, adotadas pelo município, visam a maior participação do cidadão no acompanhamento dos gastos.

“Continuamos trabalhando para melhorar todas as plataformas de transparência que levam até os satubenses a prestação dos recursos destinados à melhoria da qualidade de vida deles. Estamos, atualmente, melhorando o nosso Portal da Transparência e, todos os dias, pesquisamos as melhores maneiras de trazer o cidadão para acompanhar, de perto, para onde vai cada recurso empregado na Saúde, Educação, na Assistência Social e nas demais políticas públicas” disse Fabrícia.

Entre os critérios avaliados pelo Programa Brasil Transparente da CGU está a disponibilidade de dados relacionados aos gastos públicos municipais, a resposta ao pedido de mais detalhes dos gastos, que pode ser feita pela população, a ausência de burocracia ao acessar o sistema e a conformidade das respostas, em relação ao que foi pedido pelo cidadão. Em todas essas questões, o município de Satuba foi destaque.

No link abaixo, você pode conferir os detalhes das notas atribuídas ao município e o ranking geral das cidades de Alagoas: