26 19:24:42/05/2017

Secretário participa de Encontro Alagoano de Gestores Municipais da Cultura

O secretário municipal de Cultura, Edelânio Magalhães, participou nesta sexta-feira (26) do 2º Encontro Alagoano de Gestores Municipais da Cultura. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi realizado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e serviu para que os secretários compartilhassem, entre si, as experiências com os projetos de valorização dos talentos locais que executam, em seus respectivos municípios.

Conforme explicou Edelânio, o município de Satuba foi representado pela inscrição do artesão Djalma Francisco de Paula no edital de inclusão de Registro do Patrimônio Vivo do Estado. “A gente sente um prazer muito grande por ter a oportunidade de discutir, junto com os demais gestores culturais, as ações que vão contemplar, não somente os municípios, mas Alagoas no geral. Esse prazer se soma a um orgulho enorme por estar representando o pedido de inclusão de um satubense ilustre, que é o respeitadíssimo Djalma, no edital que contempla os patrimônios vivos do Estado” explicou o secretário.

Durante o encontro, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, falou com os secretários sobre o calendário do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações de interiorização e integração de projetos que beneficiam as cidades. O Pacin visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de tarefas conjuntas, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região.

No final do evento, algumas experiências culturais, desenvolvidas por parte dos municípios do Estado, foram apresentadas para o compartilhamento de informações e para a discussão de alguns trâmites. Entre eles, a realização de alguns eventos como o São João, as festas de padroeira, as tradicionais comemorações de Reis e festas de povoados, além da logística dos projetos que contemplam as bandas fanfarras.