29 13:30:07/05/2017

Prefeitura de Satuba realiza trabalho preventivo em relação às chuvas

A prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam), vem monitorando, desde o início do período chuvoso, as regiões mais vulneráveis da cidade para prevenir casos de calamidade pública, ocasionados pela força das águas. O trabalho de prevenção da Semam acontece desde o dia 22 de maio, quando as equipes da Secretaria intensificaram as ações de limpeza dos córregos e a retirada dos entulhos que entupiam os esgotos da cidade e dos povoados.

No sábado (27) as equipes da prefeitura estiveram de plantão e atenderam a um caso de deslizamento de barreiras na Rua Santos Dumont, às margens da BR-316, que demandou mais de seis horas de trabalho para a retirada de mais de uma tonelada do barro, que atingiu o quintal de uma residência. Não foram registradas vítimas, durante a ação. No mesmo dia, a prefeitura acompanhou o trabalho de assistência aos moradores do Residencial Recanto das Ilhas, que teve duas casas atingidas por uma cratera e outras seis ameaçadas pela erosão. Ninguém ficou ferido, mas a construtora responsável pelo Residencial encaminhou parte das famílias para um hotel.

O aumento do Rio Mundaú também deixou parte da estrada de acesso ao povoado de Santa Apolônia ilhada. Para o deslocamento das equipes até o povoado, foi preciso utilizar a via alternativa que passa pela Usina Utinga Leão, que devido à grande quantidade de chuva que caiu na estrada, ficou repleta de lama. A prefeitura também acompanha as buscas pelo adolescente de 13 anos que desapareceu, no domingo (28), durante um mergulho no Mundaú.

Entre as localidades que já receberam os reparos da prefeitura, ainda por conta das chuvas, estão a Rua Teotônio Vilela, onde parte da calçada que abriga uma obra da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) cedeu e o loteamento Alto da Boa Vista, que também teve a estrada de acesso prejudicada pela lama.

Atualmente, as áreas vulneráveis que estão em alerta, monitoradas pela gestão municipal e que receberam a visita do prefeito Paulo Acioly e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cícero Gomes, são as ruas Santos Dumont, Amélia Pontes (parte alta), Santa Tereza e Afrânio Correia. Já entre os loteamentos, estão o Alto da Boa Vista e o Portal dos Gregórios. Fazem parte dos Conjuntos monitorados pela Semam, o Nova Esperança, o Nova Satuba e os povoados Santa Apolônia e Pedrinhas.

Nesta segunda-feira (29), o secretário municipal de Saúde, Diógenes Neto, visitou algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que já estão em funcionamento e outras que devem ser inauguradas em breve, para verificar se houve algum dano ocasionado pelos temporais. Tanto nas unidades que estão ativas, quanto nas obras, nenhuma situação de risco foi detectada e os trabalhos das equipes de Saúde permanecem, conforme o planejamento.

Por Ascom Satuba