Notícia
02 10:44:00/06/2017

Centro de Reabilitação da Secretaria de Saúde realiza mais de 20 mil atendimentos

O Centro de Reabilitação Maria das Graças, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou os trabalhos de 2017 comemorando cerca de 24 mil atendimentos realizados, desde a sua inauguração em agosto de 2013, até o ano de 2016. De lá para cá, o número de satubenses cobertos pelas consultas de fonoaudiologia, psicologia, nutrição, neurologia, assistência social e fisioterapia, realizadas gratuitamente no equipamento, tem aumentado consideravelmente. A qualidade na oferta dos serviços faz com que o município de Satuba esteja entre os que mais oferecem números de especialidades, nesse tipo de Centro.

Conforme explica o fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação, Taniângelo Cavalcante, o público-alvo do serviço são os satubenses que possuem encaminhamentos médicos para qualquer tipo de tratamento que envolva a necessidade de uma das especialidades oferecidas no local.

“A gente faz parte de um serviço de média complexidade que foi implantado para proporcionar uma assistência completa ao paciente atendido pelas nossas unidades de saúde, que necessite de algum tratamento especializado. Aqui mesmo no município, ele tem acesso a essas consultas com qualidade e conforto, descartando inclusive, alguma possibilidade deslocamento para Maceió, evitando maiores transtornos a alguns pacientes que tenham dificuldade de locomoção” explicou Taniângelo.

Dona Vaneide Ferreira Mota, moradora da Rua Amélia Pontes, sofre com problemas nos ossos e nos músculos e se dirige ao centro, pelo menos uma vez por semana, para realizar as sessões de fisioterapia que garantem uma melhora significativa na movimentação dos braços e das pernas. De acordo com a dona de casa, o tratamento oferecendo pelo Centro de Reabilitação faz a diferença para a saúde dela.

“Quando chega no período de recesso dos profissionais eu sinto muita falta dos atendimentos, não só por questões de saúde, mas também porque sempre fui muito bem tratada lá. Tanto eu, como os meus amigos que também fazem tratamento no Centro, apresentamos melhoras no nosso quadro clínico e eu devo muito aos profissionais de lá que me ensinaram até como eu devo fazer alguns exercícios para melhorar as dores que eu sinto, quando eu estiver em casa” disse Vaneide.

Atualmente, 500 atendimentos são realizados pelo centro todos os meses. A maioria da população atendida vem das áreas mais distantes da cidade, por meio do transporte disponibilizado para o translado do paciente que não tiver em condições de locomoção ou morar longe. O Centro de Reabilitação Maria das Graças está localizado na Rua Almirante Tamandaré S/N e atende a população de Satuba de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Por Ascom Satuba