07 09:04:28/06/2017

Prefeitura lança Campanha Municipal de Arrecadação de Donativos Para as Vítimas da Chuva

O município de Satuba possuía, até o dia 02 de junho de 2017, cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade, por conta das chuvas. A maioria delas trabalhava na retirada de areia das margens do Rio Mundaú, viviam da pesca ou retiravam argila para trabalhar na construção de tijolos, na região da Cerâmica São Bento.

Todas essas famílias, espalhadas por algumas regiões específicas, como a Rua Nossa Senhora da Guia, Povoado São Bento e Portal dos Gregórios, ficaram impossibilitadas de trabalhar e consequentemente ficaram sem parte da renda para o sustento da casa, devido às condições do tempo, que não permitiu a execução das atividades remuneradas.

Outras 10 famílias foram retiradas das áreas consideradas de risco (a maioria delas estava concentrada no Portal dos Gregórios) e estão recebendo o Aluguel Social, benefício concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Paralelamente a essa situação, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam), vem monitorando, desde o início do período chuvoso, as regiões mais vulneráveis da cidade para prevenir casos de calamidade pública, ocasionados pela força das águas. O trabalho de prevenção da Semam acontece desde o dia 22 de maio, quando as equipes da Secretaria intensificaram as ações de limpeza dos córregos e a retirada dos entulhos que entupiam os esgotos da cidade e dos povoados.

Entre os trabalhos que já foram realizados pela prefeitura, dentro das demandas por conta das chuvas, ainda está o atendimento ao caso de deslizamento de barreira, registrado no dia 27 de maio, na Rua Santos Dumont, às margens da BR-316.

Também contam para as estatísticas dos atendimentos, a Rua Teotônio Vilela, onde parte da calçada que abriga uma obra da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) cedeu e o loteamento Alto da Boa Vista, que também teve a estrada de acesso prejudicada pela lama. Nas duas situações, a prefeitura conseguiu sucesso nas operações de auxílio.

Todas as famílias de Satuba que tiveram suas rotinas alteradas, por conta das chuvas, necessitam de ajuda, em caráter emergencial, no que diz respeito às condições de alimentação, materiais de higiene pessoal e limpeza coletiva, além de água potável. Por conta dessa situação, a prefeitura lançou, no dia 06 de junho, a Campanha Municipal de Arrecadação Para as Vítimas da Chuva, que prevê a mobilização interna dos servidores municipais, junto com os moradores da cidade, para arrecadar os donativos necessários aos grupos familiares. Com isso, qualquer morador ou servidor pode se dirigir às escolas municipais, para fazer a doação.