13 16:35:36/06/2017

Atletas de Satuba conquistam medalhas de ouro no Campeonato Alagoano de Judô

O município de Satuba foi destaque nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2017, por meio da participação e do desempenho dos satubenses que participam do projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), que oferece gratuitamente aulas de judô a cerca de 80 jovens e adultos da cidade. No dia 08 de junho, as judocas Hemily Lopes e Dafini Cardoso, que fazem parte do projeto “Judô Satuba” venceram as lutas da categoria infantil até 36 e 48 quilos e trouxeram duas medalhas de ouro para casa, além da classificação para os Jogos Escolares da Juventude, que vai acontecer no mês de setembro, no estado do Paraná.

Além da participação no Jeal, as atletas satubenses de 14 anos de idade, também fizeram bonito e conquistaram mais dois ouros, nas mesmas categorias, durante o Campeonato Alagoano Sub-15 de Judô, realizado no dia 10 de junho, no Colégio Marista em Maceió. Agora, junto com mais quatro atletas do Judô Satuba, elas também estão de malas prontas para representar o município na Copa Natal de Judô, que vai acontecer no dia 17 de junho, além do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô, previsto para o mês de agosto, na Bahia.

Treinador, atleta e também medalhista, o professor Luiz Carlos Junior, que acompanha a preparação dos judocas satubenses, disse que a determinação, o foco e a força de vontade dos alunos, fazem parte dos detalhes de todo um conjunto de preparação para as competições, que começam com, no mínimo, seis meses de antecedência de cada competição.

“A gente começou a intensificar os treinos, de olho nessas competições do segundo semestre, ainda em janeiro. Começamos o ano com foco no desenvolvimento dos meninos e meninas que nos representam sem deixar nada a desejar. Na verdade, a gente vai aprendendo junto com eles a se superar, a olhar cada vez mais para frente e focar no nosso melhor. Eu sei que eles estão com bastante força de vontade e não tenho dúvidas que teremos bons resultados nas competições regionais” explicou Junior.

Tricampeã do Jeal, a judoca Hemily Lopes conta que uma das lições que faz com que ela mantenha o foco, mesmo diante da pressão dos atletas rivais, é a superação. “Procuro sempre me manter firme, diante das pressões. Claro que, primeiramente, é essencial traçar os objetivos para saber onde eu quero chegar e, assim, lutar para alcançá-lo. Eu sei que não é fácil, até porque quando eu ganhei o meu primeiro ouro, demorou até cair a ficha que, realmente, aquilo tinha acontecido. Mas quando eu vi que era possível, segui em frente e aqui estou, pronta para as próximas” comentou Hemily.

Qualquer cidadão de Satuba pode conhecer ou participar das aulas de judô que são oferecidas, gratuitamente, às terças, quintas e sextas-feiras, das 19 às 21h, na Quadra Municipal. Para se inscrever no projeto ou acompanhar os treinos, basta procurar a coordenação do Judô Satuba nos dias e horários mencionados.

Abaixo, segue a lista de atletas do Judô Satuba que vão disputar as competições, previstas para o segundo semestre de 2017.

Hemily Lopes (Copa Natal, Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô e Jogos Escolares da Juventude)

Dafini Cardoso (Copa Natal, Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô e Jogos Escolares da Juventude)

Danilo Vieira (Copa Natal de Judô)

Josué Vieira (Copa Natal de Judô)