28 11:14:10/06/2017

Amanhecer no Sertão vence o V Concurso de Quadrilhas Juninas de Satuba

A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Secult) realizou, na segunda-feira (26), a grande final do V Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas. O evento, que contou com a inscrição de 21 juninas, movimentou a estrutura do São João de Satuba 2017, que esse ano teve como tema o “Arraiá do Carimbó”. Durante os sete dias de competição, mais de 25 horas foram dedicadas às apresentações, que no último dia contou com as presenças dos jornalistas do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), Bruno Ventura e Gilka Mafra, como convidados especiais.

De acordo com o prefeito do município, Paulo Acioly, a realização das festas juninas na cidade contribuiu para a economia local, além de ter colocado Satuba em evidência, durante este período, já que grande parte dos municípios da região metropolitana de Maceió não realizou o tradicional São João.

“Estamos encerrando os nossos festejos juninos com um saldo bastante positivo. Assim que nós começamos a planejar a festa, para este ano, prometemos que cumpriríamos à risca o nosso principal objetivo: trabalhar com responsabilidade para realizar uma festa dentro do que o município podia fazer e assim fizemos. Outra preocupação que nós também tínhamos, era em relação os comerciantes locais. Não podíamos deixar de fazer com que as famílias que sustentam seus lares com o lucro das vendas de comidas e bebidas, que se intensificam bastante nessa época, fossem prejudicadas. E assim nosso São João aconteceu, sem violência, com as famílias satubenses sendo felizes no nosso arraiá e o mais importante: com responsabilidade e transparência em relação aos gastos públicos” disse o prefeito.

Além das sete noites de apresentação das quadrilhas, mais três dias com shows musicais também foram incluídos na programação do Arraiá do Carimbó. Segundo o secretário municipal de cultura, Edelânio Magalhães, a festa junina municipal teve a aprovação popular porque mobilizou, além dos satubenses do centro da cidade, a população dos povoados vizinhos.

“Ficamos muito felizes porque contamos com as famílias de todas as regiões do município, presentes em uma festa que foi feita para elas, prestigiando os demais satubenses e os nossos visitantes. Só pelo fato de ver as crianças e os demais membros de cada família, contentes e explorando o espaço que preparamos, com tanto zelo, para eles, isso já valeu a pena. Sem falar, que tivemos um show à parte, de todas as juninas que nos deram a honra de contar com cada apresentação e ainda tivemos bandas, que se apresentaram no nosso palco e dentro do nosso arraiá se sentiram em casa. Acredito que alcançamos a nossa meta” comentou Edelânio.

Ainda sobre o V Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, a grande campeã da noite foi a quadrilha "Amanhecer no Sertão", que veio com o tema “Nordestern: não adianta só lutar, para sobreviver, tem que saber rezar” e mostrou uma luta entre o faroeste e o cangaço. A Amanhecer faturou 3 mil reais, pelo primeiro lugar. Na segunda colocação ficou a junina "Xodó e Xamego", que com o tema “Cristo da Paixão: a maior prova de amor” conseguiu os 2 mil reais da premiação. Em terceiro lugar, ficou a junina “Gibão de Couro” que levou a temática “Cante lá, que eu canto cá” e mostrou a história de um casal de noivos que lutou bastante para se casar, driblando toda a burocracia imposta pelos pais do interior.

A última noite do Arraiá do Carimbó acontece nesta quarta-feira (28) e vai contar com os shows das bandas “Geane Costa e Forrozão do Passado” e “Forró Pancada”, a partir das 19h30, no palco principal da Praça Multieventos de Satuba.

Por Ascom Satuba