05 13:46:25/07/2017

Conselho de Saúde de Satuba escolhe novo presidente

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Satuba realizou, no dia 28 de junho, a eleição para a escolha dos novos membros que vão fazer parte, pelos próximos dois anos, da presidência do órgão colegiado. A eleição aberta foi realizada durante a última reunião ordinária do CMS, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a presença do secretário titular da pasta, Diógenes José Neto.

Na ocasião, José Gomes de Araújo, representante da Associação dos Servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, foi eleito o novo presidente do CMS. Como secretário-geral, foi escolhido o representante dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), Rizomar Farias. Segundo José Gomes, o momento pós-eleição deve se de foco e de bastante trabalho para todos os membros do CMS.

“Temos boas discussões dentro do Conselho e somos bastante participativos, no que diz respeito às nossas orientações quanto às aplicações dos recursos públicos da Saúde. Mas o momento agora é de organização, de ‘arrumar a casa’ e para isso precisamos muito mais de foco, até porque nós também temos que prestar contas do nosso trabalho para todos os satubenses” disse José.

Para o secretário municipal de Saúde, Diógenes Neto, o envolvimento da população, junto com o CMS é fundamental, pois reforça as políticas de transparência, adotadas pela gestão da pasta. “Quem diz para onde devem ir os investimentos da Saúde Municipal é a população. Estamos aqui para atender as demandas das famílias, trabalhando pela assistência máxima às necessidades de cada uma delas. Para isso, o Conselho Municipal de Saúde exerce um papel importantíssimo porque garante a participação de todas as esferas, dentro dos trabalhos de condução dos investimentos que beneficiam a população” destacou o secretário.

Com a missão de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos do SUS, que são empregados nas ações de promoção a essa política, dentro do município de Satuba, o CMS é formado por 12 membros satubenses, entre eles representantes da sociedade civil, trabalhadores do SUS, secretarias municipais, associações comunitárias, prestadores de serviço e gestores municipais. Além desses, outros 12 suplentes também estão inseridos dentro dos trabalhos de controle e elaboração das políticas de saúde que norteiam os trabalhos da SMS na cidade.

As reuniões do CMS acontecem sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês, às 9h da manhã, na sede da SMS. Qualquer cidadão satubense pode participar da reunião, acompanhando e discutindo de maneira direta, junto com os membros do Conselho. Mais informações sobre a logística desse trabalho podem ser repassadas através do telefone 3266-1148.

Por Ascom Satuba