13 13:46:16/07/2017

Vice-prefeito de Satuba participa de fórum nacional de preservação do Meio Ambiente

O vice-prefeito de Satuba, Marcelo Malta, participou do Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de julho, no município de Campinas, em São Paulo. O encontro reuniu mais de 5 mil gestores ambientais do Brasil que discutiram, durante os três dias de evento, as ações de promoção à sustentabilidade que podem ser aplicadas nos municípios brasileiros, para garantir a preservação das áreas verdes e diminuir os impactos naturais causados pelas industrias.

Segundo Marcelo, a preservação do Rio Mundaú e as políticas de Meio Ambiente, adotadas pelo município de Satuba, referentes ao descarte de resíduos sólidos e as demais preocupações com as áreas verdes municipais, que recebem atenção integral da Prefeitura de Satuba, durante todas as épocas do ano, foram apresentadas nas mesas redondas do Forum.

“A prioridade é a obediência à Política Nacional de Meio Ambiente. Somos muito preocupados com os nossos bens naturais, até porque a natureza está ligada à vida e à qualidade de vida dos satubenses. Outra grande preocupação que temos, enquanto gestão, é com o saneamento que atende às famílias da cidade. A gente luta, monitora e corre atrás porque condições insalubres nesses quesitos não podem haver jamais” disse o vice-prefeito.

Ainda sobre as ações de combate à degradação das áreas verdes, Marcelo Malta citou os cuidados que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) tem tomado nos últimos anos. “A extinção do antigo lixão de Satuba, que foi um grande marco histórico para o município, também significou muito para nós porque arcamos uma responsabilidade bastante válida, que é assumir uma luta pelos nossos bens naturais que possuem um valor incalculável. São por essas e outras causas ambientais que a nossa participação ativa, dentro de discussões como essas, se torna ainda mais importante” completou.

Outro gestor da região metropolitana de Maceió que esteve presente no Forum, dentro dos mesmos dos grupos de discussão em que esteve o vice-prefeito de Satuba, foi o secretário de Meio Ambiente de Pilar, Marçal Fortes, que também foi eleito como um dos representantes do Nordeste no Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Todas as ações e possíveis soluções de problemas ambientais, apresentadas no Forum Brasil de Gestão Ambiental, serão apresentadas e discutidas dentro da Seama, como forma de dar continuidade ao trabalho de preservação das áreas verdes municipais.

Por Ascom Satuba