Notícia
09 16:47:52/08/2017

Secretaria Municipal de Saúde convoca a Casal para reunião sobre a qualidade da água

 

Representantes da Vigilância Sanitária Municipal e da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram, nesta quarta-feira (09), para discutir com os representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) sobre os processos de tratamento da água que abastece Satuba. Provocado pela SMS, o encontro também serviu para o alinhamento de estratégias de promoção da saúde, que devem ser realizadas pelos dois órgãos, para evitar problemas em relação ao consumo de água contaminada.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diógenes José Neto, os trabalhos de conscientização da população sobre o abastecimento e de análise da água que chega na torneira dos satubenses, já executados com bastante rigor, receberão, a partir dos próximos dias, o auxílio da Casal.

“Para garantir a saúde da população, nós enviamos, semanalmente, a água que chega aos satubenses para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen), que nos repassa, toda semana, a situação, em relação ao líquido. Chamamos a Casal para essa reunião porque queremos que a Companhia esteja mais presente nas nossas discussões sobre a qualidade da água, além da possibilidade da Casal prestar as informações que necessitamos, para prevenir possíveis casos de contaminação, já que a Companhia também realiza análises do líquido em laboratório, paralelamente” disse o secretário.

Já o engenheiro químico da Casal, Ícaro oliveira, explicou que as ações propostas pela SMS estão de acordo com a política da Companhia, que deve se fazer mais presente, a partir dos próximos dias, nos trabalhos que previnem quaisquer situações de ameaça à qualidade da água fornecida.

“Estaremos muito mais presentes, principalmente nas situações de investigação de possíveis agentes causadores de contaminação. Vamos, junto com as equipes da Secretaria, trabalhar para realizar coletas conjuntas, cruzamento de dados e compartilhamento de análises, para também garantir que o satubense conheça um pouco mais do trabalho que a gente realiza nessa área” explicou Ícaro.

Estiveram presentes na reunião, a coordenadora da Vigilância Sanitária de Satuba, Alcineide Silva, a coordenadora de Epidemiologia, Alanna Nunes e o técnico da SMS, Diego Pereiras. Além dos representantes da Prefeitura de Satuba, também participaram das discussões, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Luis Carlos Lira e o vereador Armeson Gabriel. Todas as ações conjuntas pontuadas devem começar o mais breve possível.

 

Por Netto Motta/Ascom Satuba