O Dia do Estudante será comemorado com uma feira que vai movimentar os mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Educação em Satuba. A V Edição da Feira de Informações das Escolas Municipais vai contar a história dos 57 anos de emancipação da cidade, contextualizando a importância do município para o desenvolvimento de Alagoas e do Nordeste. Experiências como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as atividades pedagógicas, desenvolvidas com os alunos da Zona Rural, também serão compartilhadas pelos professores, como cases de sucesso.

A Praça Multieventos da cidade vai se transformar em um cenário de “Bienal” para também receber profissionais e estudantes dos municípios vizinhos. Cada uma das 13 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de seis meses para contar a história dos espaços públicos, prédios oficiais e das personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Satuba.

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Jane Gleide, em paralelo à exposição, todas as atividades e os projetos que estão sendo desenvolvidos para aumentar a nota de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas, também serão discutidas na Feira.

“Pela primeira vez, parte das escolas da Zona Rural que ainda não faziam parte das medições do Ideb, vão participar das provas esse ano. Por conta disso, aumentamos a responsabilidade em apresentar bons resultados com esses alunos, que já vêm recebendo todo um auxílio integral, no que diz respeito à educação. Temos boas histórias de superação na busca pelo conhecimento que vão do EJA até esses alunos e a nossa Feira também vai servir para que os profissionais compartilhem essas experiências” disse a secretária.

A V Feira de Educação das Escolas Municipais de Satuba vai acontecer das 8h às 17h. Além de estar trabalhando o Projeto Emancipação, a Prefeitura de Satuba, por meio da Semed vem desenvolvendo outros programas, entre eles o “SatuIdeb” e o “Satuba Escola 10” que tem como objetivo o desenvolvimento de novas estratégias de ensino, para a elevação dos índices de educação, no geral.

Por Netto Motta/Ascom