Na semana em que o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi lembrado, a Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou várias atividades, tendo como base a discussão que visa a melhoria na assistência dada aos alunos das escolas municipais que possuem necessidades especiais e a formação dos profissionais que trabalham junto com eles. Durante os últimos sete dias, as ações do projeto idealizado para atender esse público foram intensificadas, principalmente nas escolas que possuem a Sala de Inclusão.

Na segunda-feira (02), a sexta edição do evento “Educação Inclusiva” reuniu cerca de 100 crianças, no Bosque Municipal, para festejar, junto com a família, amigos e os professores, as características especiais de cada aluno. A Semed montou estruturas que deram vida as oficinas de pintura, oficina de leitura, mini praça de alimentação e um show musical infantil. Já na terça (03) foi a vez dos profissionais da Semed participarem da formação “Como lidar com a diversidade e a Inclusão Escolar”.

Segundo o prefeito Paulo Acioly, toda a equipe da gestão se sente orgulhosa por tratar como prioridade a inclusão social, tanto dos alunos da Rede Municipal, quanto dos demais satubenses que apresentam alguma condição que requer um tratamento mais humanizado.

“Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa totalmente contra a qualquer tipo de preconceito. A gente nunca permitiu que um deficiente físico, mental ou qualquer pessoa que se apresente em qualquer condição de vulnerabilidade seja hostilizado por alguém. Só que esse trabalho não envolve somente campanha contra o preconceito. É preciso investimentos e nós estamos investindo na Educação Especial desde o início do nosso mandato” disse Paulo.

Atualmente, o município atende a 119 crianças especiais, que estão incluídas na rede municipal de educação. Destas, 72 recebem o acompanhamento de cuidadoras, durante as atividades pedagógicas que são desenvolvidas dentro das unidades. Possuem Salas de Inclusão as escolas municipais Irene Francisco, Rubens Canuto, José Zezito Costa, Héckel Tavares e Primavera.

A secretária municipal de Educação, Jane Gleide, lembrou do esforço, feito pela equipe da Semed, para que o evento fosse, por mais um ano, sinônimo de sucesso. “É um orgulho para nós a evolução que conquistamos para esse evento. A equipe da Semed é muito focada e os bons resultados que a gente consegue, dentro e fora das salas de aula, também são méritos dos grandes profissionais que nós possuímos no quadro” comentou a secretária.

Por Netto Motta (Ascom Satuba)