A Pesquisa Nacional de Utilidade Pública da União Brasileira de Divulgação (UBD) apontou o município de Satuba na 27ª colocação, entre as 100 melhores gestões de Educação do Brasil. Entre os critérios, levados em consideração para o destaque da cidade no índice, está o obedecimento da gestão atual aos pontos do Programa Brasil Transparente da Controladoria Geral da União (CGU) que comprovou, no mês de maio, que Satuba é a sexta cidade mais transparente de Alagoas.

A secretária municipal de Educação, Jane Gleide, foi convidada pela UBD para receber, em Recife, a premiação destinada aos 100 melhores secretários de Educação do Brasil. Segundo Jane, o resultado é fruto de um esforço coletivo realizado por uma equipe que trabalha, diuturnamente, para garantir que os mais de 3 mil alunos das 13 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também se destaquem, entre as provas de avaliação de desempenho.

“A gente fica muito feliz pelo reconhecimento que vem em nome de todos os servidores da Educação de Satuba. Mesmo diante de um período difícil, que é a grave crise financeira que atinge todas as cidades do Brasil, temos o prazer de trabalhar com uma equipe muito competente formada por professores, técnicos e demais profissionais de apoio que constroem, a cada dia, um novo degrau para a evolução de cada aluno. Ganhar um prêmio, em época de corte de gastos e tantas outras dificuldades orçamentárias, faz a gente acreditar ainda mais, que todo o nosso esforço, diante das dificuldades, está valendo à pena” disse a secretária.

Já o prefeito, Paulo Acioly, reforçou a importância da transparência com os gastos públicos e o atendimento direto às demandas da população.

“Eu saio, todos os dias, da minha casa para ser o mais transparente que eu puder ser, em relação ao meu trabalho como gestor público. A gente conversa com a população, deixa claro o que cabe no nosso orçamento e o que não cabe. O que não cabe, a gente corre atrás com o Governo de Alagoas, com a Assembleia Legislativa ou com outros órgãos. O importante é que a população saiba que estamos trabalhando por ela e prestando conta dos nossos gastos.  Foi através dessas ações que a CGU comprovou que somos o sexto município mais transparente do Estado e que a UBD nos consolidou como uma das 100 melhores gestões de Educação” comentou o prefeito.

No início do ano, Paulo Acioly também esteve entre os 50 melhores prefeitos do Brasil, de acordo com um ranking da UBD. No site oficial do município, as famílias satubenses que têm acesso à rede mundial de computadores, podem acessar o Portal da Transparência e acompanhar a prestação de contas em relação às verbas públicas que chegam nas secretarias.