O município de Satuba, região metropolitana de Maceió, comemora nesta quinta-feira (17), 57 anos de emancipação política com uma vasta programação de inaugurações que vai contar com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, e o ministro dos Transportes, Maurício Quintela Lessa. Além da entrega de várias obras, a cidade também vai ganhar de presente um desfile cívico que contará a história das quase seis décadas de desenvolvimento e um show do cantor Jorge de Altinho.

Conforme explica o prefeito, Paulo Acioly, os eventos comemorativos tiveram início no dia 11 de agosto e seguem durante todo este dia 17. “A gente deu o pontapé inicial com a realização de vários torneiros esportivos, aproveitando as reformas dos equipamentos esportivos, que ainda nem estavam dentro dos trabalhos de emancipação” contou o prefeito.

“Para essa data especial, a gente organizou uma missa em ação de graças na igreja matriz de Nossa Senhora da Guia, que vai anteceder as inaugurações da nossa sétima Unidade Básica de Saúde (UBS), da nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e da nossa Academia de Saúde. Também teremos o prazer de entregar, aos satubenses, as novas instalações da Escola Municipal Hígia Ramalho e as obras de calçamento e pavimentação asfáltica das principais ruas do nosso município” completou Paulo.

À tarde, os 3 mil alunos das 13 escolas municipais participarão de um desfile cívico que vai trazer o tema “Satuba 57 anos: valorizando o ensino e a cultura local nos 200 anos de Alagoas”.

“A Rede Municipal de Educação se mobiliza para, primeiro, contar a história de Satuba, em seus mínimos detalhes, dentro das salas de aula. Para que isso aconteça, a gente [alunos e professores] pesquisa muito. É um trabalho delicado, mas ao mesmo tempo bastante primoroso, feito com muito amor porque a gente ama contar a nossa história e, dentro dessa missão, temos outras duas nobres missões: a primeira é fazer com que as nossas crianças e adolescentes saibam toda a história do município por completo e a segunda é vê-los como agentes da cultura local, disseminando todo esse conhecimento nas suas comunidades” explicou a secretária municipal de educação, Jane Gleide.

À noite, as famílias de Satuba vão cantar os parabéns para o município na Praça de Eventos da cidade, junto com os shows das bandas Galã e Jorge de Altinho, a partir das 22h. Dentro do calendário de eventos comemorativos, as demais secretarias e órgãos municipais também trabalharam junto com seus servidores e a população, nos demais projetos que promovem a valorização da cidade e dos seus munícipes.

Por Ascom Satuba