A Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), lançou, nesta quarta-feira (01), o sistema de Nota Fiscal Eletrônica da SMF. Implantada de maneira inédita no município, a digitalização dos processos de prestação de contas e arrecadação fiscal, que atinge os prestadores de serviço que atuam como pessoa jurídica, também vai permitir uma maior transparência, já que os contribuintes poderão acompanhar, pela internet, os trâmites de organização desse processo e emitir as notas pelo Sistema.

Conforme explica o secretário municipal de Finanças, Tarcísio Batista Lopes, a Nota Fiscal Eletrônica Municipal também vai facilitar o acesso a outros serviços. “Esse sistema veio, de fato, para facilitar a vida do contribuinte e permitir um trabalho mais organizado e transparente, atendendo inclusive, as próprias recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os processos de retirada e emissão de notas fiscais, que antes eram feitos manualmente, obrigando o contribuinte a se dirigir até a Secretaria, poderá ser feito, a partir de agora, online de onde ele estiver” disse Tarcísio.

Dentro da facilitação que o Sistema também vai oferecer, estão as dispensas de impressão das notas e a guarda com gerenciamento de documentos fiscais, em um acervo online. “Os processos burocráticos que demandavam custos com o chamado talonário e a autenticação, não existirão mais, devido à implantação da Nota Fiscal Eletrônica. Além disso, vamos ter o preenchimento automático dos dados do tomador de serviço e a geração automática do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) por meio da internet” completou o secretário.

O novo sistema da SMF está disponível no site oficial da cidade, o www.satuba.al.gov.br, na opção “empresário”, na parte superior da home. A Secretaria também disponibiliza, para a retirada de dúvidas, os números 3266-1229 e o e-mail [email protected] .